COMO EU ENSINO INGLÊS (COM LEVEZA) PARA A MINHA FILHA
Hoje compartilho com vocês as formas como eu ajudo a minha filha a desenvolver a língua inglesa de um jeito tranquilo e vivo.

Além de criar conteúdo sobre leveza e oferecer materiais de papelaria que podem ser ferramentas nessa busca por um cotidiano mais cheio de propósito, eu também sou professora de inglês.
Comecei a dar aulas enquanto ainda estava na faculdade e segui nessa profissão por vários anos.
Com a chegada da minha filha, meu ritmo mudou, minha rotina precisou de ajustes e eu acabei precisando dar uma pausa nas aulas; mas a professora dentro de mim buscava por formas de continuar praticando essa atividade!
Foi, então, que comecei a ensinar a língua inglesa para a minha pequena, e hoje ela já colhe os frutos de conhecer o idioma. Qual não foi a minha surpresa e alegria quando, na nossa última viagem, ela conseguiu conversar com tranquilidade com algumas crianças americanas enquanto brincavam. Orgulho para o meu "eu-mãe" e o meu "eu-professora"! haha!
Mas, vamos lá! Como é, afinal, que funciona este ensino? Vou compartilhar com vocês sobre a nossa experiência e, quem sabe, vocês podem se sentir inspiradas a também ajudarem os seus pequenos a trilharem esse caminho por uma língua estrangeira.
Histórias
Estou lendo um livro muito rico sobre contação de histórias: "Histórias Curativas para Comportamentos Desafiadores" de Susan Perrow. A autora compartilha meios de criarmos nossas próprias histórias como uma forma de ajudar as crianças a lidarem com situações, hábitos ou comportamentos difíceis.
Comecei, então, a criar, inspirada no que aprendi com essa leitura, pequenas histórias que podem trazer algum aprendizado para a minha filha. Conto as histórias em inglês, e percebo que, mesmo palavras até então desconhecidas por ela, fazem sentido dentro do mundo criado durante a contação.
Livros
Livros ilustrados são um caminho fácil de apresentar o idioma para as crianças.
Conforme vamos lendo, os pequenos observam as imagens e conseguem deduzir o sentido daquilo que está sendo dito.
Escolha livros simples e, conforme perceber o desenvolvimento no inglês, comece a pensar em livros de capítulos e leituras mais elaboradas.
Músicas
Ah! O poder das músicas! Como é fácil e gostoso criar familiaridade com algum idioma através de canções! Por aqui, gostamos muito de usar a trilha sonora como uma forma de criar um clima gostoso em diferentes períodos do dia. E, várias das playlists, CDS e discos que ouvimos são em inglês.
Além disso, também gosto muito das músicas de transição. A primeira vez que ouvi sobre isso, foi com uma amiga querida, Amanda e, depois, aprendi ainda mais sobre a importância dessas músicas na escola da minha filha.
Vocês podem criar suas próprias canções para o horário do banho, de arrumar os brinquedos, de se preparar para as refeições: e, claro, se elas forem em inglês, já fica um jeito gostoso de ir ensinando a língua para os pequenos!
Encontros
Todas as semanas, eu e um grupo de amigas que também são mães de crianças pequenas nos encontramos para uma aulinha de inglês.
Nesse encontro, seguimos o seguinte ritmo (que criei inspirada em como funciona o ritmo na escola da minha filha) Uma roda com uma canção;
Uma breve oração para começarmos a aula;
A atividade principal do dia (em geral há desenho, apreciação artística ou roleplay);
Contação de história;
Troca de livros que serão lidos ao longo da semana;
Little Surprise (cada semana, uma das crianças fica responsável por presentear os amiguinhos com algum petisquinho ou outro tipo de agrado) Oração para o encerramento da aula.
Não se sintam intimidadas pelo medo de não saberem o suficiente ou de não serem totalmente fluentes no idioma. Se em seus corações vocês tiverem vontade de ajudar suas crianças a desenvolver uma língua estrangeira, comecem! Aprendam juntos e vivam essa experiência tão frutífera!
Beijo e até o próximo post!
Andréia
Comments