top of page

DIÁRIO DE MATERNIDADE: SOBRE SER MÃE COM LEVEZA

Como eu aprendi - na prática - que ser leve na maternidade requer muito menos do que imaginamos.

Assim como todos os outros aspectos das nossas vidas, a maternidade parece ter inúmeras regras e checklists que devem ser cumpridas.


Minha dica para você é: filtre as informações que você recebe e confie - de verdade - na sua intuição.

Hoje vou, mostrar para vocês como é a minha rotina com a minha filha. Conforme você ler sobre o nosso dia, lembre-se: a minha realidade não é o único certo, mas é o que funciona para nós. E, quem sabe, possa te ser uma fonte de inspiração.

 
Sexta-feira, 4 de fevereiro de 2022
7h30

Acordei com a minha filha perguntando sobre o que tomaríamos de café da manhã.

"O que você vai querer?"

"Ovo mexido!"


Café da manhã aqui em casa é um dos momentos mais gostosos do dia: temos um ritual que seguimos para já começarmos a manhã num astral alto.

Depois de ficarmos um tempinho conversando na cama, vamos para a sala e colocamos música. Às vezes usamos a vitrola, mas em geral escutamos alguma playlist (Manhã de Sol é uma das preferidas).


Cada dia um de nós faz o café da manhã: hoje quem se encarregou dessa tarefa foi o meu marido.


A cozinha e a sala são integradas, então acabamos ficando o tempo todo juntos, mesmo que fazendo coisas diferentes.

Então, enquanto meu marido preparava as coisas, peguei a minha xícara e brinquei com a minha filha de montar quebra-cabeça no tapete da sala. As nossas cachorrinhas amam quando sentamos no chão e, como não gostam de acordar cedo, cochilaram mais um pouco enroladas ao nosso lado.


8h15

Hora de arrumarmos a casa.

Mesmo que ainda pequena, nossa filha nos ajuda com algumas tarefas.


Ela adora regar as plantas, tirar o pó com um paninho e, de uns dias para cá, sempre que lavo a louça ela se senta num banquinho alto ao meu lado para observar, esperando ansiosa pela hora de secar a pia com um mini rodinho.


9h

Eu adoro trabalhar de manhã.

Uma hora escrevendo ou editando vídeos parece que viram cinco minutos e, antes de me tornar mãe, eu realmente passava a manhã toda na frente do computador.


Hoje em dia a minha prioridade é outra, então encaixo o trabalho nas brechinhas do dia.

Meu marido iria sair de casa só às 10h, então usei essa horinha para trabalhar no meu site enquanto ele brinca com a nossa filha.


Esta semana estou especialmente feliz e realizada: segunda-feira lancei a Com Leveza, uma plataforma para criadoras de conteúdo.

Desde o dia do lançamento, estou enviando os e-mails com mimos para quem comprou algum produto do site e aproveitei esta manhã para cadastrar as novas assinantes da newsletter.


14h30

Depois do almoço, adoro fazer uma pausa para tomar um cafezinho.

Quando o tempo está bom, gostamos de ir para o jardim e a minha filha costuma ficar brincando no tanque de areia enquanto nós dois damos uma espairecida.



Hoje, como estava chuvoso, ficamos na sala conversando, tomando café e, no meu caso, lendo algumas poucas páginas de um livro (comecei a ler "O Café da Praia" da Lucy Diamond. Já tinha lido "A Casa dos Novos Começos" dela e gostei bastante).


15h A minha filha está com dois anos e nove meses e ainda não vai para a escola, então procuro fazer com ela algumas atividades educativas: ela ama descobrir quais são as letras e também gosta de aprender palavrinhas em outros idiomas (para quem não sabe, sou formada em Língua e Literatura Chinesa e sou professora de inglês, ou seja, amo aprender e ensinar línguas).

Esta tarde, brincamos de encontrar objetos de determinadas cores que eu dizia em inglês. Eu falo qual é a cor e ela sai pela casa procurando o máximo possível de coisas nas cores que eu digo.


É bem mais gostoso quando podemos fazer isso lá fora, mas hoje tivemos que ficar explorando o interior da casa.


17h

Chegou a hora das últimas atividades do diazinho dela: banho, jantar e cama.


Ela costuma dormir bem cedo: depois tenho a noite para trabalhar mais um pouquinho e relaxar com o meu marido.

Adoramos preparar jantares especiais mesmo durante a semana e sempre fechamos a noite assistindo a algum filme ou episódio de série.


Por volta das onze, é a nossa vez de dormir e descansar!

 

Como vocês viram, os meus dias costumam ser bem tranquilos, sem grandes acontecimentos e eventos, mas cheios de paz.


Espero que vocês também, dentro de suas realidades, consigam levar a maternidade com leveza!

Inscreva-se e receba inspirações para uma vida mais leve:

Obrigada por se inscrever!

me acompanhe pelo instagram:

  • Instagram Andréia Janecek
  • Podcast Café da Tarde

ARQUIVO DE POSTS

bottom of page