DUAS DICAS (DE OURO) PARA A CRIAÇÃO DE CONTEÚDO COM LEVEZA

Te conto os dois principais motivos que me levam a produzir conteúdo de um jeito prazeroso e tranquilo!


DEFINA SEU TEMA PRINCIPAL E SEUS ASSUNTOS SECUNDÁRIOS


Às vezes, quando pensamos em nicho, parece que precisaremos ficar muito restritas a um único tema. Mas isso não é verdade! Se você realmente falasse sobre só um assunto sem qualquer variação, acredito que seria muito cansativo não só para você, mas também para quem te acompanha.


Para que a criação de conteúdo seja o mais leve possível, o ideal é que você crie com a sua essência: e temos vários interesses em nossas vidas.

Sabe aquele assunto sobre o qual você nunca se cansa de falar? Nunca se cansa de pesquisar, nunca se cansa de ouvir novas opiniões. Pois este deve ser o tema central do seu perfil.


Assim, e apenas assim, você terá a vontade necessária para se dedicar com prazer ao seu perfil.

Não tenha medo de que aquilo de que você gosta possa ser desinteressante para outras pessoas. A verdade é que, quando falamos sobre o que está no nosso íntimo, na nossa alma, a probabilidade de outras pessoas se encantarem e se inspirarem naquilo é enorme: não pense em quais assuntos estão na moda ou sobre o que as pessoas provavelmente gostariam de ouvir.


Assim que tiver decidido qual será este tema central, pegue uma folha e escreva quais são todos os seus outros interesses sobre os quais você se sente à vontade em falar. Não deixe nada de fora.

Quando terminar a lista, vá olhando item por item e perceba quais podem ter alguma conexão com o seu assunto principal.


No meu caso, por exemplo, meu tema principal é leveza, mas também falo sobre slow content, lar, rotina e literatura. São assuntos variados, mas que se encaixam muito bem no meu nicho.


Com estes temas secundários definidos, você irá se sentir muito mais livre (e cheia de inspiração) para criar!


SIGA SEMPRE O SEU RITMO


Qual a frequência ideal de postagens no feed?

Devo postar quantos stories por dia? Ah! E em quais horários?

E no blog? Preciso postar toda semana?

E o canal do Youtube? A newsletter? O podcast?


Tenho apenas UMA resposta para todas estas dúvidas: respeite o seu ritmo, crie a sua própria frequência!

E não estou falando da boca para fora, não. Eu já estive dos dois lados da criação de conteúdo:


Logo que comecei a usar o instagram, não entendia nada de redes sociais. Segui, então, todas as regras e receitas de bolo que encontrava pela frente.


Eu postava todos os dias no feed (Todos. Os. Dias.) e aparecia nos stories falando com a câmera diversas vezes diariamente. Mas não obtive o resultado que esperava e, de quebra, comecei a me sentir exausta por deixar de lado tantas outras coisas valiosíssimas na minha rotina e trabalho para me dedicar mecanicamente a uma rede social.


Não criei nenhuma conexão real com quem me acompanhava na época, afinal eu não tinha tempo de acompanhar o conteúdo de nenhuma daquelas pessoas.


A verdade é que a leveza que sempre busquei na minha rotina estava desaparecendo.

Foi, então, que caiu a minha ficha.

Deixei de usar a conta do meu antigo negócio e criei um novo perfil para compartilhar o que amo no meu dia a dia.


E, desde o primeiro dia do meu novo perfil, criei conteúdo respeitando o meu ritmo e com o objetivo principal de criar laços e vínculos com quem me acompanha.

Minha dica, então, é: não siga receitas prontas. Crie uma rotina de postagens que esteja em harmonia com a sua rotina.


Eu, por exemplo, me programo para postar uma ou duas vezes na semana. Caso eu consiga, em determinada semana, postar mais do que isso, tudo bem. Mas não faço disso uma obrigação.

E a mesma ideia, claro, serve para quaisquer outras plataformas para as quais você crie conteúdo.


Por experiência própria, te digo: é muito mais gostoso responder comentários e mensagens com atenção, conhecer novos perfis, blogs, podcasts, ler textos lindos e ver fotos encantadoras com calma do que sair nessa corrida desenfreada por postar, postar e...postar mais um pouco! Agora, adoraria saber sobre você:

Você já segue alguma dessas ideias?

Tem alguma outra dica para compartilhar?


Inscreva-se e receba inspirações para uma vida mais leve:

Obrigada por se inscrever!

me acompanhe pelo instagram:

  • Instagram Andréia Janecek
  • Podcast Café da Tarde

ARQUIVO DE POSTS