Meu Diário | Dia 15: SEGUIR MEU RITMO OU ENGAJAR?

As decisões que tomamos têm consequências: cabe a nós a escolha de qual caminho iremos trilhar. Eu optei seguir pela rota da leveza e conto para vocês quais os resultados dessa resolução.

andréia janecek

Ontem fui com a Alice passar o dia novamente na casa da minha irmã. A Erica tem três filhos, e os dois mais velhos estão passando alguns dias na casa dos meus pais (amam fazer isso nas férias). Já o filho mais novo, que tem quase a mesma idade da Alice, ficou em casa. Então, nos reunimos nesses dois dias para que os dois priminhos pudessem brincar.


A casa da minha irmã é um paraíso infantil! haha! Ela tem, no corredor dos quartos, uma estante enorme cheia de livrinhos para as crianças, uma cabaninha e pequena cozinha na sala para eles brincarem e até um escorregador no gramado do jardim. Além disso, quatro cachorros demais de engraçadinhos ficam rondando por ali pedindo um carinho ou uma cosquinha na barriga.

Ou seja, diversão garantida, claro. :) Na quarta-feira, aproveitei toda a distração da Alice em suas brincadeiras com o priminho para trabalhar, e consegui me concentrar totalmente por muito tempo. Foi ótimo!


Quinta, porém, eu resolvi apenas curtir. Resolvi brincar junto, resolvi observar. Resolvi guardar na memória esses momentos preciosos que a minha filha viveu.

E, portanto, usei esse dia para ser a minha pausa na criação (e consumo) de conteúdo lá no Instagram.


Esses dias de pausa sempre me fizeram muito bem. Porém, para mim, apenas um dia desconectada na semana não era o suficiente. E foi por isso que resolvi deixar de usar as redes sociais pela manhã (vocês encontram aqui o post em que falo sobre isso).

E agora, sim, minha querida leitora, te digo: esse combo de um dia de pausa na semana e todas as manhãs offline está sendo essencial para a minha paz e saúde mental.

Se eu pudesse te aconselhar a fazer algo para incluir mais leveza na sua rotina de criação e consumo de conteúdo, te diria para escolher um dia na semana para se desconectar. E além disso, falaria para você deixar o Instagram de lado em algum período dos seus dias - todos os dias. Fique por algumas boas horas diariamente sem acessar as redes sociais e perceba como isso pode ser libertador. Mas, bem, agora venho com as consequências não tão desejáveis dessa atitude:

O tal do "engajamento" e do "alcance" (sim, sempre gosto de colocar entre aspas, pois não sou fã desses termos. Parece que transformam as estimadas pessoas que nos seguem em meros números, né?) podem, sim, cair. Ficar tantas horas seguidas, todos os dias, sem dar as caras ali no Instagram talvez faça com que o algoritmo entenda que deve entregar menos o seu conteúdo.


Mas calma! Não desanime! Isso que eu te disse não tem o intuito de te fazer pensar: "puxa, se acontece isso, então acho que vou seguir postando 24 horas por dia".

Na verdade, é exatamente o oposto disso que quero te trazer. Quero te dizer, quero te afirmar, te garantir (ok, acabou a minha lista de verbos com esse sentido de assegurar! Ah, sim! Mais um: assegurar! haha!) que essas métricas não importam. Eu sei que, às vezes, parece que elas são tudo o que importa para quem cria conteúdo. Mas, acredite em mim, isso não é verdade.

Quem realmente gosta daquilo que você cria, daquilo que você compartilha, não precisa de algoritmo para receber o seu precioso conteúdo. Essas pessoas irão buscar por você, irão se importar.


Elas irão entender que essa pausa te é muito importante e, quem sabe, irão se inspirar em você. Sentirão mais confiança para também ignorarem regras de engajamento e, então, se decidirão, assim como você, pelo caminho da leveza.

Por hoje é só :) Espero que, com essa postagem, você possa - caso sinta essa vontade - se desconectar das redes sem ansiedade ou insegurança. Decida o rumo que você quer trilhar e faça isso com tranquilidade. Um beijo, querida leitora! Até amanhã!♡

Inscreva-se e receba inspirações para uma vida mais leve:

Obrigada por se inscrever!

me acompanhe pelo instagram:

  • Instagram Andréia Janecek
  • Podcast Café da Tarde

ARQUIVO DE POSTS