top of page

Meu Diário | Dia 4: TOMANDO UMA DECISÃO IMPORTANTE

Hoje tive um dia tranquilo e feliz: o mau humor de ontem, graças a Deus, não deu as caras! :) E acho que um dos motivos de eu estar especialmente contente hoje é por uma decisão que eu queria tomar há uns tempos, mas que só agora transformei em realidade.

slow content

Em vez de lhes contar como foi o meu dia em detalhes, vou falar para vocês sobre essa minha nova resolução.

Como vocês sabem, eu acredito que devemos usar as redes sociais com cuidado e leveza. E isso funciona tanto para a produção quanto para o consumo de conteúdo.

Eu estipulo horários fixos para criar postagens, responder mensagens e visitar perfis. Sempre que preciso, diminuo a frequência com que me dedico a cada um desses afazeres para que eu não acabe, na rotina da minha semana, ficando sobrecarregada. Mesmo seguindo este planejamento, eu andava percebendo que a atenção que dava às diferentes áreas da minha vida não estava sendo plena. Explico melhor: comecei a sentir que a esfera do trabalho estava se misturando aos cuidados com o lar e com a minha filha. Quando trabalhamos de casa, esse é um risco que, se não nos atentarmos, acabamos correndo. E, no meu caso, o principal aspecto do meu trabalho que estava perturbando o equilíbrio era o uso das redes sociais. Mais especificamente, o uso dos stories do Instagram. Eu amo trabalhar pelo computador: gosto de usar o laptop para editar meus vídeos, escrever postagens, arrumar fotos, cuidar dos detalhes do Clube da Leveza... E eu consigo respeitar muito bem os horários em que devo (ou não) estar trabalhando com cada uma dessas coisas.

Porém, quando se tratam dos stories do Instagram, a coisa muda de figura para mim. Como criar esse tipo de conteúdo costuma ser algo imediato e que parece exigir de nós tão pouco tempo, eu caía em uma armadilha.

A arapuca funciona assim: Faço um registro de algo que estou vivendo através de fotos ou vídeos. Isso é realmente algo muito preciso e que não leva mais do que alguns poucos instantes. Até aí, tudo bem. Mas, então, o tal registro vai para os stories. Só que, para ir aos stories, preciso escrever uma legenda, escolher um preset ou um filtro, editar detalhes do vídeo, decidir qual música irei usar... Mais frequentemente do que o esperado, o tal story não dá certo: ou a imagem não carrega, ou escrevi algo errado e preciso arrumar, ou o filtro deixou o vídeo com a resolução baixa.

E lá se vão vários preciosos minutos em que eu deveria estar vivendo o momento presente, curtindo o que está ao meu redor, dando atenção a quem eu amo.

Então, eu tomei a seguinte decisão: as redes sociais não farão mais parte das minhas manhãs. Nesse período do dia, minha total atenção é à minha filha, ao meu lar. Por vezes, preciso, sim, trabalhar, mas com coisas específicas em que uso o meu computador e não me perco em distrações. Porém, amo criar e compartilhar stories. E qual é a solução?

Quando chega o período da tarde e, depois, o início da noite, quando tenho algumas horas para me concentrar no trabalho (incluindo aí, as redes sociais) uso os registros que fiz ao longo do dia e crio conteúdos que não precisam, necessariamente, ser em tempo real. Hoje esta resolução deu muito certo e tivemos um dia bem tranquilo. :)

Me senti realmente leve por ter entendido que, até mesmo algo aparentemente tão prático e rápido quanto os stories do Instagram, também precisa de planejamento e definição de horários.

Se você também estiver sentindo que está caindo nessa armadilha, tente, assim como eu fiz, estipular horários específicos em que irá acessar as redes sociais, mesmo que seja apenas para postar um "simples" story. Obrigada pela leitura!♡ Desejo a você, minha querida leitora, uma semana leve e focada naquilo que realmente te seja precioso!

Inscreva-se e receba inspirações para uma vida mais leve:

Obrigada por se inscrever!

me acompanhe pelo instagram:

  • Instagram Andréia Janecek
  • Podcast Café da Tarde

ARQUIVO DE POSTS

bottom of page