Meu Diário | Dias 10 e 11: COMO ORGANIZO A MINHA SEMANA

Ah, planejar. Como adoro pegar meu planner, escrever minha lista de afazeres, programar meus dias. Mas levei um bom tempo até entender, de fato, como eu deveria fazer essa organização para que a minha semana não virasse um emaranhado de tarefas que jamais seriam cumpridas. Hoje, então, mostro para vocês como faço o meu planejamento semanal! Vamos nessa?

andréia janecek

O post de hoje traz dois dias juntos para vocês: quero mostrar o dia em que pego a minha agenda e me planejo (ontem, domingo, dia 10 do meu diário) e o dia seguinte, quando começo a seguir aquela programação (hoje, dia 11 do diário on-line, segunda-feira).


Eu uso dois planejamentos diferentes: em um deles, tenho todas aquelas atividades que não vão se alterar ao longo do mês todo (e às vezes até por mais tempo do que isso) e, no outro, escrevo os meus compromissos e tarefas da semana atual.


Antes de continuar o post, convido vocês a conhecerem o Desafio dos 21 Dias de Leveza. Nesse curso, eu explico o passo a passo de como podemos definir prioridades e nos planejarmos com leveza e eficiência.


Domingo

7:30 da noite

Adoro me planejar no finalzinho do domingo, e amo criar um pequeno ritual para esse horário. Faço um chá, pego minhas canetas e adesivos, e vou imaginando e planejando a minha semana.

Antes de partir para o planejamento semanal, eu checo a minha programação fixa para verificar se há algo que precise ser alterado. No planejamento fixo (aquele que costuma durar mais de um mês) incluo tarefas como:


Limpeza e organização da casa;

Criação de conteúdos específicos para podcast, blog e Instagram e Clube da Leveza;

Escrita;

Exercícios físicos;

Organização das finanças. Ou seja, são aquelas atividades que ocorrem todas as semanas, sempre nos mesmos dias.

 

E, então, parto para organização da semana.

O planejamento semanal inclui tarefas como:


Compromissos sem dia e horário fixos (encontros das assessorias, consultas, eventos);

Compras no supermercado;

E-mails/mensagens pontuais que preciso responder;

Situações variadas a serem resolvidas nos próximos dias

Sempre, sempre, sempre antes de incluir um compromisso ou tarefa no meu planner, eu me asseguro de que ele é uma prioridade.

Minha agenda, portanto, é sempre cheia de horários livres em que não há nada programado, e eu me esforço para que isso não deixe de acontecer.
 

Domingo

11:00 da noite


Depois do planejamento semanal feito e o planejamento fixo verificado, sinto como se um peso tivesse saído dos meus ombros: tenho a mente livre da obrigação de não me esquecer de nada, afinal, está tudo anotadinho na agenda.

E essa sensação é ótima: parece que toda a minha ansiedade vai embora no momento em que passo para o papel tudo aquilo que me é importante e que não deve ser deixado de lado ao longo da semana.

Durmo tranquila. :)

 

Segunda-Feira

8:00 da noite


O dia começou tranquilo graças ao meu planejamento de ontem.

Faço questão, como eu disse um pouco acima, de enxugar ao máximo a minha lista de afazeres e só incluir no planner aquilo que realmente me é prioridade. Isso faz com que eu comece a minha semana sem estar sobrecarregada e, nossa, nem preciso te dizer como isso é precioso, né?


Quando incluímos diversas tarefas à nossa agenda, corremos o grande risco de chegarmos ao final do dia sem ter cumprido nem metade delas. E a sensação de frustração e desânimo faz com que já comecemos a nossa semana desistindo de planos e sonhos, afinal, sentimos que não daremos conta.


Por isso, minha querida leitora, minha dica para você é:

Planeje os seus dias com cuidado, com atenção e, principalmente, com carinho.

Se puder tirar tarefas do seu dia, faça isso sem preso da consciência. Saiba que o mais precioso da vida acontece nas brechinhas do cotidiano: crie espaço para que elas existam♡ Um beijo e uma linda semana para você! Até amanhã :)

Inscreva-se e receba inspirações para uma vida mais leve:

Obrigada por se inscrever!

me acompanhe pelo instagram:

  • Instagram Andréia Janecek
  • Podcast Café da Tarde

ARQUIVO DE POSTS