Café Frio (ou “A Armadilha das Redes Sociais”)
- Andréia Janecek

- 13 de jun. de 2025
- 2 min de leitura
Atualizado: 1 de jul. de 2025
Pingos de chuva tamborilam no telhado. Quando o trovão ruge, abro os olhos e, ainda sonolenta, tateio a mesa de cabeceira em busca do celular para checar o horário: 6:30 de um domingo de manhã.
Tenho poucos planos para o dia e decido ficar um tempinho a mais deitada sob os lençóis macios enquanto escuto a chuva cair.

Meus dedos se fecham sobre o celular, que ainda está em minhas mãos, e me percebo repentinamente impaciente por checar mensagens, e-mails, novidades nas redes sociais. Desbloqueio a tela e, sou preenchida por um breve alívio, até que ele é drasticamente substituído pela avidez em conferir tudo aquilo que perdi nas últimas horas. Respondo mensagens, vejo os últimos vídeos da viagem de Ana, me deleito com as curtidas e comentários no meu post mais recente.
Depois de vários minutos rolando a tela, recoloco o aparelho na mesinha e pego meu livro. Pouco li nos últimos tempos, e a leitura de “Razão e Sensibilidade” está levando longos meses para ser concluída. Tento me concentrar, mas um peso comprime o meu coração, como se o novo dia à minha frente estivesse completamente destituído de graça ou encanto. Respiro fundo. Penso que tudo está bem. Faço uma lista mental do que tenho a agradecer. Mas o aperto não se desfaz.
Para me distrair, resolvo dar mais uma checada nas redes sociais. Quem sabe alguns posts inspiradores não melhoram o meu astral? Dentre centenas de vídeos rápidos e divertidos, vejo uma cena belíssima de um café da manhã em família: mesa posta com capricho, um delicado de arranjo de flores no centro, uma Bíblia aberta, as crianças sorrindo. Bem, se eu fosse casada e tivesse filhos, sem dúvida nossas refeições de domingo também seriam assim. É claro.
9h30. Três horas se passaram, e eu mal percebi. Vou até a cozinha e me deparo com a pia repleta de louças. A combinação do céu acinzentado e a cozinha suja derruba ainda mais o meu humor. Munida com meus fones de ouvido, vou “à luta”. Ouço um podcast após o outro, enquanto vou lavando de forma automática. Escuto sobre rotinas da manhã absolutamente deliciosas, dicas para cuidar melhor da casa e uma entrevista com uma historiadora da arte. Termino a cozinha me sentindo ansiosa e exausta. Preparo um café preto forte e quente, como gosto, e decido fazer um post para me animar. Arrumo a xícara de café no cantinho mais bonito da sala e faço o registro.
Quando termino de editar a foto e escrever a legenda, o café está frio.
Engulo o líquido sem nenhum prazer enquanto olho o jardim pela janela. A chuva parou e um sol morno começa a surgir por entre as nuvens. Sem dúvida uma caminhada pelo bairro seria revigorante. Ao me encaminhar para o quarto, olho para o convidativo sofá da sala.
Dou um suspiro, completamente rendida.
Me acomodo no sofá. Com o celular a postos, é claro.
Será que muitas pessoas já curtiram a foto do café?



rophim dạo này thấy mọi người nói hoài nên mình tò mò vào thử xem sao. Mình không quan tâm phim hot hay không, chủ yếu coi trải nghiệm dùng có dễ chịu không thôi. Vừa mở lên cái là nội dung hiện ra khá lẹ, không bị mấy hiệu ứng rườm rà che hết màn hình nên cảm giác lướt nhẹ nhàng. Giao diện nhìn gọn, chữ không bị nhồi nhét, kéo xuống xem một hồi vẫn không thấy rối mắt. Mình thử trên điện thoại luôn thì thao tác chuyển mục ổn, cuộn trang mượt, không bị khựng kiểu phải đợi tải lại liên tục. Nói chung kiểu thiết kế này hợp ai thích vào là thấy phim…
kèo bóng đá hôm nay mình thấy mọi người nhắc hoài nên cũng bấm vào coi thử cho biết thôi. Mình không có ngồi đọc kỹ hay làm gì nhiều, chủ yếu xem giao diện với cách họ trình bày thông tin có dễ nhìn không. Lướt một vòng thấy trang sắp xếp khá gọn, kiểu chia thành từng khối rõ ràng nên nhìn cái là nắm được chỗ nào đang nói về gì, không bị loạn mắt. Mình thích nhất là phần hiển thị theo dạng bảng cột, kéo xuống xem nhanh vẫn theo kịp, không phải căng mắt tìm từng dòng. Menu để ngay chỗ dễ thấy nên chuyển qua lại cũng tiện, cảm giác giống mấy web…
Há uma semana estou sem redes sociais, e se eu fizer uma lista aqui das tarefas que fiz, é impressionante! mesmo com 3 crianças em casa, o fato de não estar conectada me põe em ação! É claro que meu humor nem sempre está dos melhores, pois apesar de ser grata e amar meus filhos, não é levinho cuidar de 3 crianças em tempo integral! Mas seguimos… tem dias que eles tbm ficam sem acesso a telas e como é de se esperar, são os melhores dias! São os dias que eles mais brincam e usam sua criatividade… é lindo e ao mesmo tempo angustiante saber que essa tela vicia tanto!
Fazia tempo que não vinha aqui, recebi uma…
Já tive muitas manhãs assim Andréia mas, depois que desativei o Instagram me libertei e não sinto saudades! Tem sido mesmo libertador e como você diz, uma verdadeira bênção, guardar determinados momentos apenas na memória e no coração ❤️
Quem nunca experienciou uma manhã dessas atire a primeira pedra. Pois cá estou eu , ao invés de entregue ao sono dos justos comentando um texto representativo de dias atuais . Penso em como não ser a protagonista desse conto. Quais estratégias? Como se livrar da dopamina digital.