top of page

CRIANÇAS E AS TAREFAS DA CASA

Como podemos cultivar o tão importante hábito da ordem nos nossos pequenos?

andréia janecek

Hoje trago para vocês aquilo que considero que sejam os primeiros passos para formarmos nas nossas crianças o hábito de cuidarem da casa com alegria.

E começo com algo que li recentemente e que me fez pensar no motivo, ou melhor, nos vários motivos por que devemos incluir os nossos filhos nas tarefas domésticas:

"Quando (as crianças) guardam as roupinhas do bebê na cômoda, elas estão demostrando amor por ele. Quando elas recolhem os seus brinquedos do chão da sala para que ninguém pise neles, nós estamos lhes ensinando a cuidar do que lhes foi dado. Quando elas dão um passo para trás e se orgulham de uma mesa de jantar limpa e arrumada, nós estamos lhes oferecendo o presente da realização e estamos lhes treinando a buscar beleza e ordem."

Lyndsey autora do blog Treehouse Schoolhouse


No post que publiquei no meu perfil do Instagram nessa semana, falo um pouco sobre três pontos importantes em relação à criação desse hábito: cuidarmos da atmosfera do nosso lar; entendermos que nunca é tarde para começarmos a ensinar nossos filhos sobre a importância de cuidarmos da casa; e também falei um pouco sobre começarmos a cultivar esses hábitos aos poucos e com diligência.


E agora trago as quatro etapas que gosto de seguir a cada nova tarefa que incluo na rotininha da minha filha:


1. NÓS FAZEMOS E A CRIANÇA OBSERVA

O nosso exemplo será sempre o primeiro passo para tudo aquilo que desejamos instruir aos nossos filhos (por isso precisamos sempre prestar muita atenção a como agimos perto deles: os pequenos olhos observadores e curiosos vão absorvendo tudo aquilo que fazemos para, em algum momento, repetir as nossas atitudes)


Em relações às tarefas da casa, essa primeira etapa começa de forma muito natural: quando o bebê está no sling enquanto você pendura as roupas no varal; quando a criança brinca sentadinha no tapete da sala enquanto você tira o pó dos móveis; quando seus filhos ficam petiscando algo na cozinha enquanto você prepara uma refeição.

Sempre que tiver a chance, chame sua criança para te acompanhar e arranje um lugarzinho para que ela brinque ou leia um livro perto de você enquanto determinada tarefa é executada. Convide-a gentilmente a prestar atenção em algumas das coisas que você faz e explique como é gostoso e recompensador fazer tudo com esmero.


2. NÓS FAZEMOS E A CRIANÇA AJUDA

O segundo passo é deixar que nossos filhos nos ajudem a realizar as atividades domésticas.


Essa etapa parece ser muito simples porém, ao menos aqui em casa, houve uma certa resistência da minha parte no início: quando nossos filhos começam a nos ajudar nas tarefas, os poucos instantes que levaríamos para fazer algumas atividades acabam virando um tempo bem mais longo.


Quando percebi que a pressa era o que me impedia de me dedicar a ensinar minha filha sobre os cuidados com a casa, decidi repensar a minha própria rotina para poder realizar as tarefas com mais calma e de forma mais desacelerada. Dessa forma, não só comecei a ter a ajuda da minha pequena com muito contentamento, como também a ensino pelo exemplo (sempre o exemplo!) a fugirmos da correria e da vida acelerada.

3. ELA FAZ E NÓS AJUDAMOS

Nessa etapa, a crianças já nos ajudaram por um bom tempo e entendem como se executa aquela tarefa específica.


Agora você a deixará assumir a atividade. Não se precipite em ajudá-la ou em dar instruções: auxilie a sua criança apenas quando ela pedir ou quando julgar necessário.

Por exemplo, se ela estiver dobrando uma peça de roupa, e estiver demorando para conseguir finalizar, espere antes de ajudá-la. Muitas vezes ela própria irá se lembrando de como você costuma fazer e irá tentar, sozinha, fazer da maneira correta.


4. ELA FAZ E NÓS OBSERVAMOS

Chegamos ao último passo! Esta é a etapa mais aguardada pelos nossos filhos, pois eles se sentem bem e satisfeitos por confiarmos a eles a tarefa.


Ainda que a criança já consiga realizar a atividade sozinha, é muito importante seguirmos com a nossa supervisão. Dessa forma, não apenas podemos prevenir que elas façam algo arriscado (como pegar um copo de vidro para lavar, caso ainda não possam fazê-lo) e também para lhes instruirmos a procurar dar o seu melhor em cada tarefa.

Agora que já lhes contei quais são os passos para incluirmos as atividades domésticas na rotina dos nossos filhos, quero lhes presentear com algo que espero lhes ser muito útil: trago para vocês uma lista de tarefas da casa divididas por faixa etária. Adapte para a sua realidade com as suas crianças para que tudo flua com leveza :)

Espero que este recurso seja um bom direcionamento para que você cultive o hábito da ordem com seus pequenos!


Espero que este recurso seja um bom direcionamento para que você cultive o hábito da ordem com seus pequenos!


Vocês encontram este e outros recursos gratuitos na aba Maternidade do meu site ou no aplicativo.

E, lá no perfil do Instagram, há mais reflexões sobre este assunto no destaque "Tarefinhas Lar".


Agora me conte, minha querida leitora: Como é a sua experiência ensinando seus filhos a cuidarem da casa como parte da rotina?

Inscreva-se e receba inspirações para uma vida mais leve:

Obrigada por se inscrever!

me acompanhe pelo instagram:

  • Instagram Andréia Janecek
  • Podcast Café da Tarde

ARQUIVO DE POSTS

bottom of page