REALIZANDO SONHOS AOS POUQUINHOS
- Andréia Janecek
- 10 de out. de 2021
- 3 min de leitura
Atualizado: 8 de set. de 2022
Como eu fui, pouco a pouco, concretizando os meus planos.

Sinto que, quando decidimos fazer menos, as coisas podem fluir melhor e vários sonhos acabam saindo do papel para se tornarem uma realidade.
Acho que tenho vontade de criar um blog desde os meus quinze anos, quando adorava a ideia de compartilhar um pouco daquilo tudo que eu amava: as músicas que ouvia o dia todo, os livros que me faziam viajar e as várias histórias que vivia com minhas amigas. E apenas neste momento, anos e anos mais tarde, agora que já sou mãe, tenho uma casa para cuidar e um trabalho para fazer finalmente consegui concretizar esse plano.
Não é engraçado que, justamente quando tenho mais atribuições e responsabilidades, finalmente tirei esse desejo do plano das ideias?
Não tenho dúvidas de que isso aconteceu porque eu enfim entendi que não preciso tentar realizar todos os meus sonhos ao mesmo tempo.
Antes, meus planos, sonhos e vontades iam sendo empilhados uns sobre os outros e encaixados à força num planejamento que não levava em consideração o simples fato de que não seria humanamente possível fazer tudo aquilo.
Eram ideias e desejos que se sobrepunham e lutavam por um espaço na minha semana.
Claro que, em pouquíssimo tempo, eu já tinha desistido e tive a certeza de que não daria conta de realizar aqueles sonhos.
E, daquela forma, não daria mesmo.
Meus sonhos merecem cuidado, atenção, foco. Merecem ser realizados em meio à tranquilidade e leveza. E, para isso, cuido de um por vez.
Quando esta ficha caiu, percebi que, aos pouquinhos, consigo ir muito mais longe.
quinta-feira, 7 de outubro de 2021
6h30 da manhã

Hoje acordei antes da minha filha e meu marido - coisa rara (em geral sou acordada com o rostinho sorridente da minha filha bem grudado em mim). Saio bem devagar da cama de forma que nem as minhas cachorrinhas acordam e vou nas pontas do pé até a sala.
Nesse horário, a sala e a cozinha recebem os primeiros raios do de sol, e me sinto especialmente feliz com esse novo dia que começa. É gostoso sair da rotina, ainda que de forma tão simples como acordar um pouco mais cedo: parece que essas pequenas mudanças no cotidiano trazem uma sensação de que algo bom esta por vir.

Faço um café bem forte e, enquanto espero a água ferver, penso que estou onde eu deveria estar: hoje trabalho criando conteúdo para o instagram e para o podcast Café da Tarde. Além disso, bolei, planejei e consegui finalizar o meu primeiro curso on-line (o Desafio 21 dias de Leveza). Sabe quando você tem aquela sensação de que está tudo nos trilhos? Pois é assim que me sinto.
E percebo que chegou a hora de me dedicar a mais um sonho.
Desta vez, resgato algo antigo, que vem lá da adolescência: a criação de um blog!
quinta-feira
2h45 da tarde
Eu tenho este sonho já tão vivenciado e experienciado em minha mente, que o processo de criação do blog está sendo mais fácil do que eu poderia imaginar.
Basicamente estou passando para o computador o que já está claro dentro de mim.
Ah! E estou montando tudo pelo Wix - acho que essa plataforma é bem intuitiva e gostosa de usar!
sexta-feira, 8 de outubro de 2021
4h da tarde
Hoje passei o dia dividida entre brincar com a minha filha, cuidar da casa e editar o décimo episódio do Café da Tarde (minhas convidadas e eu falamos sobre como podemos estudar com mais leveza e ânimo. Spoiler: está um papo muito gostoso!).
Gosto de poder fazer aquilo que me comprometo com cuidado e calma e, para isso, vou escolhendo as prioridades do meu dia para não me sobrecarregar.

Isso significa que hoje não irei trabalhar no blog e que, apenas agora, depois de dois dias sem acessá-lo, entrei no meu perfil do instagram. (Aproveito para contar para vocês que fiquei emocionada com as várias mensagens de amigas preocupadas com o meu recente sumiço das redes. Lembra que falei daquela sensação de estar no caminho certo? Pois nessas horas sinto isso ainda mais forte!)
domingo, 10 de outubro de 2021
9h30 da manhã
Ontem, sábado, depois que a minha filha dormiu (bem cedinho, às 7 da noite), abrimos um vinho, sentamos no sofá da sala - meu marido assistindo a alguns episódios de Seinfeld que eu já tinha visto, eu com meu laptop no colo - e finalizei alguns detalhes aqui do blog como, por exemplo, separar as fotos que tirei nesses dias e conectar o meu domínio ao site.
Sobre os sonhos que vão sendo realizados aos pouquinhos, já já, quando tudo por aqui já estiver estabilizado, e eu já estiver entendendo melhor como irá funcionar a minha rotina com o blog, aí, então, mais um plano sairá do papel.
E sigo assim: sem pressa e sabendo que, aos pouquinhos, vou concretizando aquilo que desejo.
Agora me conte: Você está conseguindo tirar os seus sonhos do papel?
Andreia, eu precisava muito ler isso hoje! Tenho muitos sonhos e ando com muita pressa de realizá-los, e, claro, isso está me cansando mentalmente. Vamos aos poucos. Um de cada vez. Aproveitando o processo. Um beijo! Chris @soumno
Oi Andrea, amei seu blog, super leve mesmo...qual efeito você usa pra deixar essas fotos tão maravilhosas? Amo blogs, acredito que nunca sairão de moda.
De uma passadinha no meu tá...
Beijos amore
https://www.blogsilvaniamelo.com/?m=1
Oiii i Andreia adorei seu email com o Guia Prático para realizar os sonhos aos pouquinhos, mas tive dificuldades de acessar os links do questionário, planner e quiz, deu erro... Seu blog está lindo, sou psi e tenho amado como seu estilo de vida, traz tantos elementos essenciais pra saúde emocional.
Sim.Aos poucos e no meu tempo.Tranquilidade gera assertividade,tenho aprendido isso❣️
Indo já colocar meus planos no papel. Não entendo como não fiz antes. Em seguida, eleger um como priori! Com leveza, sempre!